A Pellegrino Live Music está montando uma super banda com músicos brrasileiros para tocar com a Niccole Meza no Brasil em 2025! Será a realização de um sonho para ela: tocar o jazz e a bossa nova que tanto a inspira desde pequena, no Brasil e com músicos brasileiros. O período do ano ainda está em fase de definição. Vamos conhecer mais sobre a Niccole Meza enquanto isso?
Com apenas 16 anos, a trompetista Niccole Meza já tocou ao lado de notáveis figuras do jazz que a classificam como uma artista extraordinária e com grande futuro. Nascida e crescida na Venezuela Niccole vive há seis anos na República Dominicana com seus pais.
A jovem jazzista despontou numa participação improvisada no concerto “Jazz Monday”, do percussionista Cuin Curiel. Nesse primeiro contato com músicos dominicanos, conheceu também o maestro Rafelito Mirabal, que tem sido seu mentor no desenvolvimento de uma próspera carreira como expoente do jazz, com participação em diversos festivais.
O formidável talento de Niccole começou a se destacar em sua terra natal, Barquisimeto, quando obteve formação no Conservatório de Música Vicente Emilio Sojo e no Sistema Orquestral, onde recebeu aula de trompete com o maestro Tulio Carrasquel. 'Também fez parte da Orquestra Sinfônica Infantil e depois da Primeira Banda de Jazz Infantil da América Latina, Pandijazz, onde ela começou a evoluir para o jazz, segundo seus pais. Também recebeu, desde muito cedo, formação musical direta do professor venezuelano Norbelis Lameda e do músico David Aricuco.
Niccole Meza reconhece que é influenciada por grandes trompetistas como Arturo Sandoval, que lhe deu de presente o instrumento que ela tanto preza. Ela confessa que o jazz é o gênero que mais gosta, além da bossa nova, mas se interessa por todos os tipos de música, inclusive a dominicana, que já tocou quando dividiu o palco com o Sistema Temperado.
Em 2023, a Niccole obteve uma bolsa de estudos para estudar no Berklee College of Music Boston, nos EUA, após participar do evento Workshops Berklee no Conservatório de Música de Santo Domingo, “Sinto muito orgulho de ter ganhado a bolsa patrocinada pelos dominicanos Michel Camilo e Juan Luis Guerra e espero continuar crescendo”, declara.
Seu grande sonho é continuar se aprimorando, aprender tudo na música e ensinar aos outros tudo o que aprendeu. Atualmente está tendo aulas (online) com o maestro Yaure Muñiz, ex-trompetista do lendário grupo Irakere (jazz latino) e professor da Berklee University. Adicionalmente, com o maestro Luis Melo no Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela Simón Bolívar. Já tocou ao lado do premiado flautista porto-riquenho Néstor Torres, com o trombonista Patricio Bonilla, o trompetista Ernesto Núñez e o guitarrista americano Mike Stern, entre outros grandes músicos internacionais. Em agosto de 2018, representou a Venezuela no Festival Internacional de Jazz de Oslo, na Noruega, sendo nomeada orgulho de seu país pela Embaixada da Venezuela na Noruega.
CONHEÇA AS REDES SOCIAIS DA NICCOLE MEZA: YOUTUBE / INSTAGRAM / FACEBOOK