Em colaboração com a Branco Produções, estamos orgulhsos em cooperar no booking da primeira turnê brasileira dessa extraordinária pianista cubana, que é atualmente a única estrela feminina em atuação no profícuo setor de pianistas cubanos de jazz
En el Camiño Tour - Piano Solo
Setembro de 2024
18 - SESC Rio Preto, São José do Rio Preto, Brasil
19 - SESC 24 de Maio, São Paulo, Brasil
20 - SESC Campo Limpo, São Paulo, Brasil
21 - Bebop Club, Buenos Aires, Argentina
24 - Instituto Ling, Porto Alegre, Brasil
26 - Pianistico Festival, Joinville, Brasil
28 - Rio Harp Festival, Rio de Janeiro, Brasil
Nascida em Havana em 1983, Marialy Pacheco cresceu em uma família musical e começou a estudar piano desde cedo no Conservatório Alejandro García Caturla. Aos 15 anos frequentou a Escuela Nacional de Artes, seguida de três anos de estudos de composição com Tulio Peramo no Instituto Superior de Artes de Havana.
Em 2002, venceu o concurso cubano Jo-Jazz, com o vencedor do Grammy Chucho Valdés presidindo o júri. Dois anos depois gravou seu primeiro álbum “Bendiciones”. A pianista mudou-se para a Alemanha, fez tournées pela Europa – solo e com o seu trio – e construiu uma importante reputação internacional.
Ela também venceu o Montreux Jazz Festival Solo Piano Competition, tendo sido a primeira mulher a ganhar este prêmio em quinze anos de história da competição.
Em 2013, por ocasião do jubileu de 185 anos dos pianos Bösendorfer, Marialy Pacheco foi convidada como única representante do jazz, ao lado de estrelas clássicas como Valentina Lisitsa e Maria Mazo, no Musikverein Wien. Foi anunciada como a primeira pianista de jazz do mundo a ser uma “Artista Bösendorfer” oficial.
Seu álbum "Introducing" (Neuklang/Edel:Kultur) foi lançado em trio depois de uma sequência de solos,
Em agosto de 2014, estreou como pianista clássica e mostrou sua versatilidade musical, ao interpretar o Concerto para Piano em Sol menor, de J. S. Bach, com a Orquestra Sinfônica de Queensland em Brisbane/Austrália, sob a regência de Gustavo Gimeno.
Marialy Pacheco já se apresentou em festivais nacionais e internacionais como Montreux Jazz Festival, Aalener Jazzfest, Enter Music Festival (Polônia), St. Moritz Art Masters, Rheingau-Musik-Festival, ZMF Freiburg, Jazzfestival Oloron (França) Audi Jazzfestival, Ingolstädter Jazztage, Piano City Milano, Havana Jazzfestival e Beethoven Festival Bonn, Teatro La Fenice em Veneza e com Joo Kraus na Filarmónica de Luxemburgo.