França
“Sem dúvida, Matthieu Saglio tornou-se um dos instrumentistas mais prestigiados, originais e essenciais do jazz europeu do século XXI.” – El Diário (ES)
Matthieu Saglio descobriu o violoncelo seguindo uma rota clássica (recebeu uma medalha de ouro no Conservatório de Rennes, França, 1995), logo se retirou de qualquer academia em que estava envolvido e começou a se aproximar do jazz em 1996.
Um ex-agrônomo em Valência
Em 2002, os seus estudos em agronomia levaram-no a Valência, em Espanha, onde se estabeleceu. Foi um país que sempre o atraiu. Esta decisão determinaria o fim da sua curta carreira nas ciências agrícolas e o impulsionaria para a carreira de músico profissional, o que aconteceu no ano seguinte. A cidade das laranjeiras vivia então um período de crescimento musical onde muitos dos mais interessantes projetos artísticos espanhóis começaram a criar raízes. Matthieu teve dois encontros conclusivos lá; com o flamenco (“um verdadeiro lampejo de inspiração!”, lembra) e com Ricardo Esteve, notável violonista flamenco.
Precursor do violoncelo flamenco com Jerez-Texas
A ligação foi instantânea entre Matthieu e Ricardo Esteve. Os dois então contataram Jesús Gimeno, que toca bateria e tem formação em jazz, para formar o Jerez-Texas. O trio, que combina flamenco, jazz e música clássica, começa a multiplicar tanto os seus concertos que Matthieu decide dedicar a sua vida totalmente à música em 2003.
Cello Solo: sua fuga solo
Em 2009, Matthieu dá vida a um projeto que já tinha em mente há muito tempo; repertório solo, tendo o violoncelo como único companheiro. Cello Solo convida à descoberta de um universo musical rico e coerente que reflecte todas as influências que marcaram o músico. Durante os concertos, a utilização do sampler permite-lhe gravar ao vivo diversas vozes do violoncelo, o que amplifica o espaço e enriquece as composições.
‘El camino de los vientos’ com a flor do jazz europeu
Em abril de 2020, Matthieu lança o álbum ‘El camino de los vientos’ (The Way of the Winds), novamente pela prestigiada editora ACT, acompanhado por convidados notáveis, referências do jazz europeu, amigos de longa data.
O álbum recebe muitos elogios da crítica internacional e 7 milhões de streams no Spotify.
‘Voices’ um álbum com grandes vozes de todo o mundo
Com o álbum “Voices” (ACT, abril de 2023), Matthieu Saglio persegue o ousado sonho de unir as pessoas à música, acompanhado por seu quarteto e uma lista fascinante de solistas vocais convidados de vários países.
A sua ideia era ‘prestar homenagem às vozes do mundo, dos homens, das mulheres, de todas as idades, de todas as línguas, a voz como essência da humanidade, que ao mesmo tempo promove o encontro entre os povos e os unifica’.